Applied Hydrogeology
"Eu aprendi a nunca esvaziar o bem da minha imaginação, mas sempre parar quando ainda havia algo, e deixá-lo voltar a encher-se durante a noite com a água que  alimentava a sogenti"
Ernest Hemingway, escritor e jornalista americano, 1899-1961.

As águas subterrâneas são a mais importante reserva mundial de água doce. O seu papel é vital na indústria, agricultura e todo o "ciclo da água". Preservar e salvaguardar este recurso é necessário à sua utilização eo seu valor ambiental significativo.

Esgotamento da água subterrânea eo agravamento geral da sua qualidade exigem uma gestão eficaz dos sistemas aquíferos, em conformidade com a Directiva Europeia 2000/60 / CE, que pode 'prever e reproduzir a evolução espaço-tempo de águas superficiais e subterrâneas.

Com experiência reconhecida por mais de 10 anos na área de hidrogeologia e conhecimento da natureza e do comportamento dos sistemas aquíferos (águas superficiais e subterrâneas), AQUALE projeta, calibra e utiliza os modelos numéricos que representam complexos sistemas aquíferos reais. Estes modelos constituem um instrumento de decisão que pode contribuir para a gestão eficaz e sustentável dos recursos hídricos, oferecendo as melhores soluções e personalizades.

Os modelos numéricos se aplicam de maneira diferente: definição os perímetros de protecção das captações de água, gestão de aquíferos contaminados, avaliação dos riscos relacionados com instalações industriais e terrenos contaminados e muito mais. A modelização é baseada principalmente em processos de fluxo de águas subterrâneas, das águas subterrâneas sobre interações de fluxo e da dinâmica de transporte de poluentes através de processos de lixiviação e / ou dispersão.

A experiência AQUALE

A fim de resolver os problemas que se desenvolvem em um cada vez mais complexo, AQUALE oferece a sua experiência especializada e auxilia os clientes na gestão de aquíferos subterrâneos através dos seguintes serviços:

  • Estudos de caracterização hidrogeológica
  • Pesquisa e síntese documentárias
  • Perfurações, amostragem e análise do solo e da água
  • Campanhas de prospecção geofísica
  • Testes de bombeamento e testes de tracer artificial
  • Implementação e otimização de poços e piezômetros
  • Monitoração físico-químicas de poços e piezômetros, com o desenvolvimento de ferramentas de geoestatística e aplicações GIS
  • Modelação numérica de escoamentos subterrâneos e transporte de poluentes para a determinação das zonas de prevenção e de o limite de proteção dos recursos hídricos, para avaliação detalhada do risco de lixiviação e dispersão e para a otimização de dispositivos de confinamento hidráulico
  • Dispositivos de concepção e gestão de confinamento hidráulico ou geotécnica

Em apoio da Administração Pública, AQUALE contribui activamente para estudos, cursos de formação e programas para a implementação de novas políticas de ordenamento do território, em matéria de políticas agrícolas com o objetivo de reduzir o impacto ambiental de contaminantes.

O limite de protecção dos recursos hídricos é também um domínio onde AQUALE continua a oferecer soluções que são apreciados por seu alto padrão de qualidade e sua praticidade. AQUALE tem uma vasta experiência na determinação das áreas de prevenção e foi uma das empresas pioneiras na Bélgica para usar simultaneamente testes de tracer artificial associados com a atividade de modelação numérica.

As soluções de AQUALE

AQUALE desempenha um papel fundamental e reconhecido por especialistas para a realização dos planos de acção preventiva e de reabilitação com o objectivo de respeitar o estatuto qualitativa e quantitativa das massas de água subterrâneas.

Para alta precisão e as habilidades relacionadas ao desenvolvimento e utilização de modelos conceituais e numéricos, ao adoptar de forma pragmática as melhores soluções técnicas e econômicas para uma infinidade de aplicações, tais como a incidência de novas captações de água no balanço hídrico da massa de água, a otimização da capacidade de bombeamento na área costeira ou a evolução espaço-tempo de uma pluma de contaminação.

AQUALE assegura o serviço qualidade aos seus clientes, com o objetivo de obter soluções altamente especializadas:

  • Sistema integrado de confinamento de poluentes, tais como barreiras hidráulicas e confinamento geotécnico
  • Projeto de sistemas-piloto relacionados com os sistemas hídricos de superfície e subterrâneos
  • Avaliação detalhada dos riscos relacionados a processos de lixiviação e dispersão, se necessário acompanhado de atividade de remediação e política de prevenção
  • Remediação in situ com técnicas de biorremediação
  • Conselhos sobre avaliação e gestão dos riscos associados aos contaminantes em organismos de solo e água

AQUALE fornece avaliações económicas e financeiras que compram as diferentes técnicas para determinar a solução mais adequada (ou combinação de soluções), garantindo um elevado nível de protecção ambiental dos corpos hídricos e a eficiência dos custos de investimento e custos operacionais.